Município da Grande São Paulo, Guararema é uma cidade tranqüila, considerada o terceiro melhor clima do Estado, localizada a 70km da Capital. É uma região de rica malha rodoviária, faz limites de município com diversas cidades, como Biritiba Mirim, Jacareí, Mogi das Cruzes, Salesopólis, Santa Branca e Santa Isabel. De fácil acesso pela rodovia Carvalho Pinto, tanto na direção de São Paulo, quanto do Rio de Janeiro, entre outras, a cidade está muito bem localizada. Não é à toa que muitas pessoas fogem da agitação das grandes cidades para as chácaras e sítios em Guararema praticamente dobrando a população nos fins de semana.
Conhecida como a "Pérola do Vale", a cidade faz jus ao apelido, com suas montanhas majestosas que a circundam, parecendo mesmo um colar de pérolas, e o rio Paraíba, que lhe corta ao meio, um, entre tantos lugares à visitar e conhecer mais sobre a cidade que já teve frades e capuchinhos, nos anos de 1600, e importante estrada de ferro para o transporte de café no início do século XX.
Guararema é cercada por montanhas, sendo inclusive apelidada de Pérola do Vale, devido a esta formação. O Morro do Gerbásio é uma destas montanhas localizada a 80 metros de elevação em relação ao centro da cidade, o local proporciona uma vista privilegiada da cidade.
O cume possui uma área de 19.200 m2. Apesar de ser um lugar muito visitado o lugar ainda não possui infraestrutura turística
O trecho Guararema da Estrada de Ferro Central do Brasil foi inaugurada em 02 de julho de 1876, trazendo o progresso da localidade. Durante 100 anos a Estrada de Ferro transportou as pessoas e as riquezas da nossa cidade, hoje funciona com transportes comerciais de uma empresa da região. A Estação Ferroviária, em estilo inglês, foi construída em 1927 e abriga hoje a Divisão Municipal de Cultura e um Salão de Exposições. O Pontilhão, foi construído em 1910, é de origem belga e foi montado pelos engenheiros ingleses. A sua arquitetura chama a atenção por sua beleza que já serviu de cenário para clips musicais e filmes.
A primeira capela foi construída em 1652 pelos jesuítas. Já em 1732 com a expulsão destes da Capitania de São Vicente a administração do arraial da Escada foi entregue aos Franciscanos, que construíram uma nova capela onde hoje se encontra a atual Igreja. Sua arquitetura é tipicamente barroca, com suas paredes construídas em taipa de pilão. O Arraial da Escada representa a formação do próprio Município de Guararema. Situada no bairro da Freguesia da Escada, a 5 quilômetros do centro da cidade, a Igreja resistiu à ação do tempo, passou por reformas e ampliações até ser tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, no dia 25 de janeiro de 1941. Em 1982, a Igreja passou por uma reforma definitiva quando foi construída a praça em frente . Esta é a única Igreja do Brasil que possui a imagem de São Longuinho, conhecido popularmente como o Santo das coisas perdidas.
Formado em uma ilha do rio Paraíba do Sul com toda a infraestrutura necessária ao lazer, ao descanso e prática de uma vida saudável. Todo arborizado com espécies nativas, é um refúgio de diversas espécies de animais silvestres, como as capivaras que vivem no Parque em harmonia com os visitantes. Os pássaros se abrigam nas árvores frutíferas e encantam à todos, assim como as diversas espécies de peixes nas límpidas águas do rio Paraíba do Sul. O parque oferece aos amantes da prática de vida saudável uma pista para caminhada com 400 metros em meio a natureza e ainda estacionamento, quiosques, mirantes, bebedouros, sanitários, segurança, aparelhos de ginástica e playground.
Recanto do Américo, como também é conhecido, foi inaugurado em 1999 em comemoração ao centenário de emancipação de Guararema e tornou–se um belo cartão postal. O local oferece aos visitantes toda a infraestrutura para o lazer e o descanso. O cenário banhado pelo rio Paraíba do Sul, forma–se por duas pequenas ilhas que são interligadas por pontes penseis. A preservação da flora e da fauna deixa o visitante encantado com a beleza e a tranqüilidade do lugar. A arvore Pau D`Alho é o destaque do Parque, medindo aproximadamente 33m de altura e 7,20m de circunferência. Bicentenária, é uma das poucas que sobreviveram a chegada do progresso. Pau D'Alho do tupi guarani – Guararema. Os peixes são atração no Parque, formam nas límpidas águas do rio Paraíba do Sul um balé que surpreendem e encantam os visitantes.
Igreja construída por Manuel Pinto do Rego, por volta de 1682 em uma colina, às margens do Rio Paraíba. É uma das construções coloniais mais antiga do Estado, contudo; não existem informações exatas sobre a sua construção. Para alcançá-la é necessário escalar 81 degraus. Foi núcleo religioso das fazendas próximas, servindo também de cemitério, enterrando-se os brancos no interior do templo e os escravos atrás. Em 1927, José Benedito da Cruz, um artista sacro, pintou o forro da capela com a figura de Nossa Senhora rodeado por 11 querubins (Esta obra foi destruída pela ação do tempo). A capela possui uma imagem de Nossa Senhora D'Ajuda, em Terra cota, provavelmente de origem portuguesa. Em 24 de setembro de 1984 a capela foi tombada como monumento de interesse Histórico - Arquitetônico pelo CONDEPHAAT.
As águas não poluídas do Rio Paraíba do Sul são uns dos atrativos turístico de Guararema, onde se pode pescar, passear de barco, jet sky e até mergulhar. A preservação não se encontra apenas nas águas, mas ao seu redor, com a presença da vegetação e de animais silvestres. O Paraíba já foi rota fluvial de embarcações de transporte de madeira, cerâmica e carvão. Com a nascente em Paraibuna – SP com a junção do rio Paraitinga e Paraibuna, o rio Paraíba do Sul deságua na cidade de São João da Barra no Estado do Rio de Janeiro e sua extensão é de 1.058 quilômetros. Em épocas de chuvas assume aspecto barrento, mas logo volta à sua cor natural: o verde escuro. O Rio também possui várias ilhas, duas delas receberam infra-estrutura, incluindo pontes que as ligam, atraindo muitos visitantes de várias cidades. As ilhas são popularmente conhecidas por "Ilhas do rio Paraíba".
Localiza-se a 8 quilômetros do centro da cidade, na divisa dos Municípios de Guararema e Santa Branca. Para se chegar às águas da cachoeira não é nada fácil, porém isto não é um obstáculo para as diversas pessoas que a procuram. Além da Cachoeira do Putim temos outras como a Cachoeira do Zecão, Luiz Carlos etc.
No centro da praça, um coreto. Ao redor dele, bancos com pessoas conversando e lendo jornais. Se esta é tranquilidade que você procura para passar um fim de semana, conheça Guararema, na região leste da Grande São Paulo. A 80 km da capital paulista, a pequena cidade com pouco mais de 25 mil habitantes encanta turistas que buscam um lugar bonito e sossegado para aliviar o estresse.
Com o típico estilo de cidade do interior, Guararema, também conhecida como a Pérola do Vale, tem atrações para sua família inteira. Os parques municipais Pedra Montada e Ilha Grande são dois lugares que seus familiares vão adorar. Cercados de árvores e plantas exóticas, eles têm boa infra-estrutura e integram muito bem o homem ao meio ambiente. O Parque da Pedra Montada foi batizado com este nome devido a uma escultura lapidada pela natureza ao longo dos séculos – na realidade uma pitoresca sobreposição de pedras, cada uma medindo cerca de 9m de comprimento por 2,5m de altura.
Guararema é uma cidade que, apesar de pequena, proporciona grandes surpresas e momentos aos visitantes.
Entre em contato agora mesmo e venha nos conhecer!